terça-feira, 5 de março de 2013

Ser criança é ter avó

Ser criança é ter avó e todo mundo tem duas, certo? Bem, como eu não sou todo mundo e minha infância foi muito diferente, eu tive 8, isso mesmo, OITO AVÓS, e não tive mais, por quê achei exagero.
Hoje eu levantei da cama ainda dormindo, arrastei o chinelo até a cozinha para fazer café, e me deparei com um bolo de cenoura maravilhoso, que me trouxe lembranças de Vó.
Posso dizer que quando menina, fiz a "revolução industrial" das avós. Tinha uma que me viu nascer, essa esteve sempre ao lado da minha mãe, e freqüentava assiduamente as festas do meu colégio, sua mãe, também era a minha Vó, e foi quem me ensinou a comer tangerina pacientemente gominho por gominho, tirando toda a pele, já a mãe dela, era a Vó que fazia canjica.
Tive três gerações de avós na mesma família.
Além destas, tinha outras.
A que fazia um bolo de cenoura inesquecível, a que era casada com o meu avô, tinha uma casa com piscina e dirigia. Ah, eu adorava passear de carro com a minha Vó. A irmã dela, que tinha uma casa com flores bonitas na entrada e morava perto de uma pracinha muito legal de brincar.
Tinha também a madrinha da minha mãe, aquela que faz festa toda vez que a gente chega, fala alto e esta sempre animada. E por ultimo, mas não menos importante, tinha a mãe do meu pai, que me dava café com leite em xícaras de porcelana, o que fazia com que eu me sentisse adulta aos seis anos. E eu tomava conta dela, enquanto ela dormia ouvindo a Ave Maria no rádio. Bom, essas são as minhas avós, e é claro que além dessas eu tinha mais duas, uma que era avó dos meus irmãos e a outra que era avó da afilhada da minha mãe, mas catei todas pra mim. E não tem um dia que eu não pense nelas. Toda criança tem que ter avó. Eu tive várias e amei todas, mas as vezes sinto falta da que não tive, a mais importante. A mãe da minha mãe.

Ps: não sei se foram realmente 8, contem aí e me falem depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário